Diagrama de Ishikawa

Você sabe por que o Diagrama de Causa e Efeito de Ishikawa foi desenvolvido no formato de Espinha de Peixe?

Quando o Engenheiro japonês Kaoru Ishikawa (1915 – 1989) aprofundou seus estudos para melhoria da qualidade, concluiu que cerca de 95% dos problemas enfrentados por uma organização podem ser resolvidos utilizando as chamadas 7 Ferramentas da Qualidade, pois elas foram desenvolvidas para simplificar e auxiliar na análise de informações. As 7 Ferramentas da Qualidade, são: Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama de Dispersão, Histograma, Fluxograma, Carta de Controle e Folha de Verificação.

A ideia do Diagrama de Causa e Efeito é facilitar a discussão e análise das CAUSAS que podem provocar um PROBLEMA. Ishikawa também aproveitou o conceito do Diagrama de Afinidades (ou Método KJ, de Jiro Kawakita – antropólogo japonês), para “fatiar” as “possíveis causas”, por afinidades, para melhorar o rendimento das análises e discussões.

Diagrama de Causa e Efeito usando os 6M’s

O curioso desta história é que quando utilizamos o formato de “Espinha de Peixe” percebemos que ele é bem apropriado, mas a ideia do Ishikawa tem um “simbolismo” interessante: Tudo isso foi desenvolvido na época da reconstrução do Japão (após a 2ª Guerra Mundial) e como o povo japonês passava grandes dificuldades econômicas, Ishikawa passou a seguinte mensagem “Se não melhorarmos a qualidade de nossos processos, produtos e serviços, não conseguiremos suprir nossas necessidades básicas” (associando o formato com a principal fonte de alimentos do Japão: o peixe).    

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